domingo, 1 de maio de 2011

Pokémon Black & White: Entre o passado e o futuro

Um dos jogos míticos da Nintendo, a série Pokémon, que este ano comemora o seu 15.º aniversário, tem um novo capítulo na sua história, «Pokémon Black & White». Mais uma vez a empresa nipónica soube com êxito aliar o passado com o presente, oferecendo aos jogadores uma centena de novos habitantes deste universo único que continua a seduzir milhões de pessoas. Mas há outras alterações a reter… Um dos grandes problemas dos criadores de jogos electrónicos, mas também das séries de televisão, do cinema e dos livros, por exemplo, é manter a magia do primeiro jogo. Na realidade, é complicado superar a barreira psicológica que muitos consumidores colocam aquando um produto de entretenimento alcança um enorme êxito. Mas, em relação aos Pokémons, e a verdade tem de ser reconhecida, a Nintendo tem conseguido superar jogo após jogo as expectativas, aumentando deste modo a legião de admiradores desta série japonesa, que ultrapassou em muito o universo do videogame.
O segredo do êxito dos jogos Pokémon é sem dúvida ter mantido as suas características originais, embora tenha sempre acrescentado um toque de contemporaneidade ao seu conteúdo. Por exemplo, a linguagem de jogabilidade é praticamente semelhante em todas as séries, mas estas acabam por acrescentar consecutivamente algo de novo.

Em «Black & White», a primeira nota a salientar é a sua remodelação gráfica, muito mais sedutora do que as anteriores. Os gráficos estão muito mais próximos da linguagem visual de hoje (cenários em três dimensões), algo que se nota principalmente aquando dos combates entre os Pokémons, que, nas anteriores edições, eram muito similares a uma visualidade dos anos 80 (nota neste dado para a possibilidade, pela primeira vez, de realizar combates a três). A própria alteração de perspectiva por parte do jogador em algumas ocasiões durante o jogo comprova esta mudança de estilo.
Outro mudança significativa são as cidades, que finalmente ganham vida própria, já não são uniformes. Cada uma tem as suas próprias características, ou seja, uma é mais vocacionada para os negócios, outra para a vida cultural e uma terceira para o lazer, por exemplo. O objectivo é claro: aproximar o jogador a uma realidade mais próxima do seu dia-a-dia. A região de Unova, completamente recente no mundo Pokémon, é um desafio extra para os jogadores mais experientes, ainda mais devido a sua arquitectura, com enormes e atraentes pontes e edifícios.
Em termos gerais, o objectivo é o mesmo: capturar e evoluir os Pokémons (150 novos). No entanto, em «Black & White», percorremos desta vez as cidades acompanhados por mais dois personagens, o que não acontecia nas anteriores séries. O intuito é salientar acima de tudo a amizade, deixando uma mensagem de partilha aos jogadores. Como é habitual, é importante interagir com os outros moradores, que oferecem dicas valiosas. Só assim poderemos ser o melhor treinador do Mundo.

Algo que agora poderá ser comprovado devido a conectividade que o jogo permite. Desde o passado dia 30 de Março está online o site Pokémon Global Link (www.pokemon-gl.com), que permite fazer upload do jogo. Há ainda um ranking mundial que demonstra quem é realmente o melhor treinador do Mundo.
Em resumo, sem sombra de dúvida que houve desta vez por parte dos criadores desta emblemática série o cuidado de criar situações mais próximas da realidade humana, já que muitos dos admiradores do videogame, e são milhões, cresceram (e já lá vão 15 anos…). Definitivamente, este é o mais adulto dos jogos da série. E isso acaba por enriquecer ainda mais «Pokémon Black & White», que tem enormes potencialidades de atrair jogadores que até então nunca foram seduzidos pelo jogo, que, possivelmente, vai dar mais um novo e decisivo passo no futuro, quando chegar finalmente para a consola Nintendo 3DS. Ver Pikachu e os seus pares em 3D é o sonho de milhões de pessoas…


Fonte: DiarioDigital
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário